Como tomar decisões corretas?





Às vezes sentimos como se tivesse uma venda em nossos olhos e não conseguimos saber qual o caminho a seguir e qual direção tomar. Tem hora que parece que está tudo embaçado e não conseguimos discernir entre as opções qual seria a melhor.


Uma "ajudinha" para Deus

Muitas vezes, em nossa caminhada decidimos seguir nossos próprios passos, sem questionar se realmente é a vontade de Deus, isso acontece porque estamos muito presos aos nossos desejos e não sabemos esperar o tempo de Dele. Mas as consequências de nossas decisões sempre vêm e elas nem sempre saem da maneira esperada...

Geralmente isso acontece quando queremos dar uma “ajudinha” pra Deus, pois achamos que Ele está demorando na resposta e, então, resolvemos agir de acordo com aquilo que julgamos ser o melhor. 

Lembram-se da história de Sara? Não soube esperar o tempo de Deus para o cumprimento da promessa: um filho. Ela se julgou muito velha para ainda realizar o sonho de ser mãe. Então, ela deu a ideia para seu marido que tomasse outra mulher para gerar filhos em seu lugar. O desfecho da história já conhecemos. Abraão tem um filho com uma concubina, mas esse não era o filho da promessa.

Mas Deus, em sua infinita misericórdia, tempos depois, presenteou Sara com um filho, o prometido Isaque.

No entanto, as consequências de uma decisão errada, fora do tempo de Deus, vieram e permanecem até hoje. Ismael, o filho da concubina, e Isaque, o legítimo, deram origem a nações que se tornaram inimigas.

Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós. Mas ele também respeita as nossas decisões, pois nos criou com livre-arbítrio. E, inevitavelmente, colheremos os frutos das nossas decisões, sejam elas boas ou más.

O exemplo de Gideão

A melhor coisa a fazer, é perguntarmos sempre ao Senhor sobre a Sua vontade e pedir a Ele uma confirmação. Não tenham medo de fazer isso. Vocês se lembram da história de Gideão? Ele duvidou do seu chamado para a liderança e pediu prova de Deus! (Jz. 6.11-40)

Muitos criticam a atitude de Gideão, mas é melhor ser ousado a esse ponto do que agir sem ter certeza e depois se arrepender pela decisão tomada.

 Mas como ter realmente certeza da decisão a tomar?

      Quero lhe apresentar 3 formas baseadas na Palavra de Deus:

1-      Perceber se a sua vontade se alinha à vontade de Deus.

É só olhar para a Sua Palavra e lembrar-se do que ele diz a respeito da Sua vontade: “...boa, perfeita e agradável” (Rm. 12.2).  Então, pense, a sua decisão tem essas características? Peça ao Senhor que renove a sua mente para que você experimente a Sua vontade.

2-      Pensar nos sentimentos que você tem sobre a escolha.

Pense realmente sobre qual motivo leva você a tomar essa decisão. De alguma forma ela está sendo movida por vingança, desapontamento, orgulho ou medo? É uma decisão egoísta ou pode beneficiar alguém? Se for um sentimento gerado em amor, certamente é uma boa decisão. Lembre-se também de perguntar: No meu lugar o que Jesus faria?  “Tendo em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” (Fp. 2.5)

3-      Perguntar-se: Essa decisão me traz paz?

Sim, pois é o que Deus quer para as nossas vidas, que tenhamos paz:
“Eu é que sei os pensamentos que tenho sobre vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que esperais.” (Jr. 29.11). Nosso Deus não é um Deus de confusão.

Uma decisão acertada!

Quando tivermos dúvidas, devemos lembrar do conselho bíblico: “Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher.” (Sl. 25.12)

Quando realmente nos entregamos a Deus e permitimos que Ele não seja apenas o nosso Salvador, mas também o nosso Senhor, sentimos segurança nas decisões, pois são guiadas pelo próprio Deus.


“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu DEUS, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is. 48.17)

O Senhor sempre sabe o que é melhor para os seus filhos. Mas a resposta nem sempre vem da maneira que esperamos. E, se for um “não”? Aceite! Daqui a um tempo você entenderá que foi o melhor.


     “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp. 4.7)



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas